Brasil acima de tudo (mais do que nunca)

by - junho 30, 2019



Falar a respeito do panorama político brasileiro vai muito além de escolher lados. Pelo contrário.. se hoje o país mostra uma divisão clara (e, ao meu ver, saudável) entre conservador e comunista, sem espaço para ficar em cima do muro, no passado somente um lado prevaleceu e foi este lado que nos afundou em um mar sem fim de lama. Já era tempo de reagirmos e percebermos que a farsa que existia por trás de Lula e FHC, PT e PSDB, direita e esquerda, nada mais era do que um teatro que tinha como único objetivo fazer da população uma massa de gado pronta pra comer o pasto escolhido e imposto por um governo único que, aparentemente dividido, fez a população escolher sempre o mesmo lado, mesmo sem saber.

Durante muito tempo estivemos submersos em um modelo de governo populista que, em sua ganância e vontade de enganar o povo, se travestiu de “pai dos pobres” enquanto, por trás, mamava nas tetas do capitalismo “malvadão”. Agora finalmente podemos ver o que é uma divisão efetiva entre direita e esquerda. Mas, mais que isso, hoje nos é ilustrado um panorama onde a divisão que existe é quem é a favor do Brasil e quem é contra seu próprio país.

O personagem que Lula representou desde sua primeira eleição até sua derradeira prisão nos foi útil para entendermos que, mais do que escolher lados, estamos escolhendo – efetivamente - o futuro da nação. E isso deixou de ser, há tempos, uma briga em recreio de escola. Desta vez riscos reais estão em jogo e é preciso atuar com sabedoria neste grande palco político. Está nas nossas mãos mudar o rumo da história. O complexo de vira lata precisa ser posto por terra e é, mais do que nunca, necessário entender que políticas populistas só servem para tirar de quem produz e dar, de graça e sem nenhum esforço, na mão daqueles que pouco ou nada fazem por um país melhor além de discorrer, atrás da tela de seus iphones, como o a injustiça é tremenda.

São estas mesmas pessoas que condenam a polícia por deter um assaltante, clamando que ele é mais uma vítima da sociedade, mas ao ser vítima de algum crime aparecem aos prantos na delegacia querendo justiça. Seria cômico se não fosse tão trágico.

Mais trágico é ainda vivermos submersos na ilusão de que Lula é um preso político. Lula está para preso político tanto quanto Bolsonaro está para salvador da pátria. No entanto, enquanto um esteve no comando do maior escândalo de corrupção que o Brasil já viu, o outro veio como uma pequena (porém significante) luz no fim do poço. E por luz, não passo pano para os erros que o chefe do executivo tem cometido desde sua posse. Eles existem e precisam ser corrigidos para o bem e futuro da nação. Mas por luz, quero dizer que pela primeira vez vemos efetivamente lados opostos entre direita e esquerda. Conservador e progressista. Brasil de um lado, corrupção do outro. Lados opostos e lados claros, que nos permitem saber com efetividade qual é o melhor e qual nos cabe defender.

Se teve uma coisa que a prisão de Lula nos ensinou foi que, diante das situações mais adversas é que surgem pequenos bálsamos. Imagino que o ex presidente não fazia ideia do tamanho do gigante que ele estava alimentando quando se envolveu nos mais diversos escândalos. Este gigante, presidido pelo atual presidente e com o povo como súdito está disposto a reerguer o país e fazer do território nacional um lugar melhor, com emprego, segurança, saúde e dignidade. Este povo escolheu, em sua maioria, Bolsonaro. Mas caso esta escolha não dê frutos, não hesitaremos em mudar porque, no momento, não importa mais partido político ou a cor da bandeira. O que importa é vivermos em um lugar onde o básico seja efetivo. Não lutamos mais por partido nem por ideais utópicos.. lutamos pelo Brasil.


Tanara Fagundes

You May Also Like

1 comentários