Curitibando - Bosque do Alemão

by - novembro 06, 2018

Já faz um tempo quer eu me mudei pra Curitiba, na região Sul do Brasil. Pra uma garota que veio do calor e secura do Centro-Oeste acreditem, foi uma mudança e tanto! rs
Oratório de Bach
Ainda assim todos os dias descubro lugares novos por aqui e neste último final de semana minha "descoberta" foi o Bosque do Alemão. O Bosque é localizado no bairro Vista Alegre (fica há uns 10 minutos saindo da rodoviária de Uber ou 99 e o preço médio é de 12 reais se você for ir partindo do centro) e era o antigo lar da família Schaffer. Esta família era natural da Alemanha e contribuíram significativamente com a indústria de laticínio de Curitiba. Submergindo nesta pegada Alemã, o Bosque homenageia a cultura e os costumes da época. 

Confesso que mesmo gostando da história do bosque eu não estava com uma expectativa muito alta relacionada ao local. Entretanto, me sinto bem feliz em dizer que me enganei completamente! Logo na entrada principal você se depara com o Oratório de Bach, arquitetura alemã feita em homenagem ao compositor. O local é basicamente construído aos moldes da alvenaria, muitíssimo bem arquitetado e verdadeiramente imponente em sua simplicidade. Logo à frente tem uma pequena ponte que leva a uma descida em meio a puro verde. Pra quem mora em cidade grande mas não dispensa um contato com a natureza, o local é um verdadeiro refúgio. 

História de João e Maria
Mais embaixo começa a diversão: uma trilha com doze quadros que conta toda a história de João e Maria! As ilustrações foram feitas pelo artista Guilherme Zamoner e são verdadeiramente sensacionais. 

Ao longo de todo o percurso tem pequenos mirantes e locais de verdadeiro sossego para um verdadeiro descanso. 

Em seguida tem a Casa da Bruxa. Sim, isso mesmo que você leu! Lá, a partir das 14h, tem contação de histórias com uma mulher fantasiada a caráter (Lavínia teve medo na hora da foto rs). O momento é bem gostoso e ideal pra ser curtido em família (até mesmo para as crianças não entrarem em pânico com a fantasia de bruxa da mulher rs). Na casa tem inclusive uma árvore com chupetas penduradas por todos os galhos.. eu mesma achei genial a proposta; indiretamente acaba incentivando os pequenos a deixarem de vez o hábito, haha.

Por fim, mas não menos importante, tem o portal com a reprodução da Casa Mila, arquitetura germânica do início do século XX. A parte colocada no bosque é a original da época e mostra os detalhes sutis da arquitetura alemã. É um portal muito lindo que te transporta no tempo quase que literalmente. Pra quem mora em Curitiba é quase normal ver em pelo menos um lugar no caminho para o trabalho uma casa com características originais mas esse portal tem o diferencial de que quase não foi reformado e o fato de você saber que aquilo ali já foi a entrada da residência de uma família te dá uma sensação intimista e, de certa forma, bem nostálgica. 

O passeio pelo bosque dura em média 1h. Vale a pena também levar um lençol e emendar com um piquenique em família em uma das muitas áreas arborizadas da cidade. É algo para se fazer em um domingo ensolarado e sem dúvidas é uma das paradas certas na capital. Mal posso esperar pra conhecer outros cantinhos dessa cidade tão deliciosa que eu já ouso chamar de lar. (:

You May Also Like

1 comentários

  1. Olá, sou o Adinalzir Pereira! Seus textos são ótimos e falam de viagens que é um dos meus temas preferidos. Adorei o seu blog. Já estou te seguindo também. Beijão!

    ResponderExcluir