Itapoá e São Francisco do Sul - Dois paraísos no sul do Brasil

by - janeiro 13, 2019

Bom dia!

Hoje meu post é uma dica, na verdade. Não sei se já falei em algum post anterior mas dos 17 aos 24 anos eu vivi uma vida mochileira. Viajei MUITO, conheci lugares sensacionais, e mesmo depois de casada, eu continuo com esse espírito ventureiro e viajante. Hoje o ritmo mudou um pouco (marido e filha e contas e trabalho convencional - ainda) contribuem bastante mas vez ou outra eu e meu esposo nos permitimos - com nossa neném quase sempre na mala - conhecer lugres novos, viver experiências novas. Como eu sempre digo, uma vez mochileira, sempre mochileira! hehehe

E meu ano não poderia começar sem alguma aventura, né? Pra essa, deixamos a Lavínia com meus pais. 

A escolha foi Itapoá, a primeira praia do estado de Santa Catarina. Como moramos em Curitiba, a distância foi de 135 km aproximadamente, coisa de no máximo duas horas de carro. Escolhemos ir com o "Blabla Car", uma espécie de Uber para viagens. A pessoa disponibiliza o carro para uma quantidade de passageiros e o percurso se torna muito mais rápido e econômico do que se você fosse com seu próprio carro ou de ônibus, por exemplo. Pagamos R$58 reais pra eu e meu esposo, enquanto que de ônibus sairia por R$107. Economia que já se reverteu em um almoço mais elaborado na praia, por exemplo. rs

Como hospedagem ficamos no velho e bom Hostel. Este me decepcionou um pouco. Sempre fui acostumada a ficar em hostels por ser algo barato e de igual qualidade comparado a algumas pousadas, por exemplo. Sem contato com o diferencial de conhecer pessoas de vários lugares, o que pode ser uma valiosa fonte de network. Optamos pelo Hostel Itapoá 2ª pedra e infelizmente devo dizer que não foi um achado. O casal que administra o local é super hospitaleiro mas a estrutura, a organização e a limpeza deixaram muito a desejar. O café da manhã é pago à parte e demorou muito para ser feito. Quando o foi, a variedade foi praticamente inexistente. Fora água para beber, que não tinha. Tivemos que comprar e sinceramente, ao menos água o local precisa oferecer não é? O Hostel está na ativa há pouco mais de um ano e essa foi a primeira temporada que eles pegaram; por esse motivo, dá pra dar algum crédito, mas em vista de outros lugares que eu já fiquei pagando um valor semelhante, confesso que não gostei. Ainda bem que não levamos a neném rs. 

O que contou como ponto positivo foi a localização. O hostel fica praticamente de frente pra praia de Itapoá, que meus amigos.. é uma delícia! Mesmo o tempo não colaborando, a água do mar estava deliciosa, a areia branquinha e fofinha (do jeito que eu gosto) e a companhia, sensacional. O município de Itapoá fica no Nordeste de Santa Catarina, e porta a primeira praia do Estado. Tanto é que a distância de Guaratuba (última praia do Paraná) e Itapoá (primeira praia de Santa Catarina) é tão pequena que pode ser feita de barco mesmo. Impressionante como que em pouco mais de 40 min de barco você atravessa dois estados. 

As praias de Itapoá são muito bem conservadas e a fauna presente no mar é incrivelmente preservada. A faixa litorânea que pegamos contém dois mirantes que te fazem ficar cara a cara com o mar de uma forma tão única que eu não consigo descrever em palavras. 

À noite, eu e meu esposo fomos passear no município, que perde em infraestrutura, mas ganha em charme e acolhimento. O centro corta uma faixa com duas ruas paralelas com um comércio bem nativo e o que se destaca são as sorveterias. Mesmo em meio à chuva, todas ficam abertas e acreditem, lotadas! Foi em uma delas que fomos jantar. A sorveteria se chama Pura Gula (quem foi em Itapoá corre lá) e estava comemorando 21 anos de existência. Como presente pros clientes eles sortearam pares de ingresso pra um passeio em um barco pirata e advinha quem ganhamos? Sim, eu e o Maridão! O moço disse que o homem que subisse ao palco e fizesse uma declaração de amor pra sua esposa ganharia o ingresso e não sei se foi movido pela promoção ou realmente por dizer algumas palavras bonitas pra mim (ou pelos dois), mas o maridão foi lá e gaanhou! hahaha

O que foi outra baita de economia pois o passeio custava R$40 reais por pessoa e nestes moldes, o fizemos basicamente de graça! hehe

A mini Trip é feita em um barco pirata de verdade, todo ambientado com o tema Piratas do Caribe. Tem até caracterização e um Jack Sparrow pra chamar de seu. hehehe O passeio sai de Itapoá, passa por 15 ilhas, ancora na Ilha das Flores e para cerca de 40 minutos para podermos tomar um banho de mar e conhecermos os nativos da ilha. Depois disso segue para a baía dos golfinhos onde sim, você se delicia vendo os golfinhos pularem e fazerem suas adoráveis piruetas. (não tive foto desse momento porque achei melhor apreciar os bichinhos!). Após quase três horas revezadas entre barco e mar, eles atracam em São Francisco do Sul (próximo município após Itapoá - viu como é tudo perto?) para almoçarmos. 

Paramos no centro histórico da cidade, e pelo pouco que eu vi, já posso dizer que a próxima trip será SFS, com toda certeza! O lugar é uma delícia, com construções firmadas com óleo de baleia e que se mantém em pé até os dias de hoje sem a necessidade do mínimo de reforma. É inacreditável! É uma mistura do antigo com a praia, o mar logo ali! Sensacional! 

Voltando de São Francisco pelo mar e por mais um trecho com golfinhos, nós atracamos de novo em Itapoá. 

Não preciso nem dizer que foi algo maravilhoso, único né? Recomendo esse passeio pra todo mundo que for pra Itapoá ou São Francisco ( o barco pega pessoas dos dois lados!). E o preço de R$40 vale muito por todo o trajeto e a infraestrutura do barco. Fora o entretenimento, né? Não é todo dia que você faz uma viagem em um barco pirata (quase) de verdade! 

Voltando pra Itapoá pegamos nossas coisas pra voltar pra Curitiba. Foi uma trip curta (um final de semana) mas muito gostosa! Fazia tempo que eu e o maridão não viajávamos sozinhos e foi revigorante! Recomendo que, quem tem filhos, faça pelo menos Um passeio ou UMA viagem só com seu cônjuge por ano. É uma renovação automática dos votos, acreditem! 

O mais interessante em sair pra passear ou viajar é a expectativa da descoberta, do novo. Não importa se teu passeio vai ser a duas horas de casa ou a dois dias, se você enxergar como sendo o que é, uma experiência nova, uma versão diferente de uma vida que pode (e deve) ser incrível, até o quintal da tua casa vira uma viagem de descoberta ao novo! Tudo depende do teu ponto de vista e da forma como você decide ver as oportunidades que aparecem na sua vida. Na verdade tudo depende de vc conseguir ver em TUDO, uma oportunidade. 

A vida fica muito mais gostosa de ser vivida!

Ilha das Flores


Mal posso esperar pela próxima aventura!!


São Francisco do Sul

You May Also Like

8 comentários

  1. Que fotos fantásticas!
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir
  2. Vê-se bem que gostaram do passeio. Estão felizes nas fotografias, que são excelentes.
    Obrigada por partilhar os seus momentos.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de viagem, hein? Deve ter aproveitado muito! Uma pena que o hostel deixou a desejar, mas em compensação todo o resto, compensou!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa publicitação:)) obrigada

    O nosso amigo Gil António, diz :- São os teus olhos o néctar

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  5. Oiii, retribuindo a visita!
    Que lugar incrível, fotos lindas...
    Eu admiro muito quem curte viajar, eu não sou muito chegada não, pago pra ficar em casa. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    parece ser um belo lugar, nunca viajo preciso fazer juntar dinheiro e faze isso um dia sair da zona de conforme e que bom que mesmo com a correria do dia a dia não deixa de viajar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, que sonho tenho essa vontade o Brasil tem lugares incríveis que vale muito a pena conhecer é uma grande experiência além de fazer um bem danado para a mente. Adorei seu blog já estou seguindo.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir