Sobre não maltratar o próximo

by - dezembro 18, 2018


Empatia é uma coisa engraçada, né? Algumas pessoas pensam que é preciso nascer com ela mas eu acredito que ela pode (e deve) ser adquirida e trabalhada durante toda a vida. 
Digo isso porque durante boa parte da minha vida eu não fui uma pessoa empática. Não fui mesmo. Era do tipo que ia a uma loja, pegava a peça de roupa lá do final da pilha, puxava (bagunçando tudo) e quando minha mãe reclamava da minha atitude eu respondia que não tinha importância pois alguém era pago pra fazer aquilo. Era bem desse tipinho, podre mesmo. Mas a vida girou 360º e eu precisei trabalhar em uma loja de shopping anos mais tarde. Nessa loja eu descobri a importância em ser (e se fazer) empático.

Nessa experiência veio o famoso "pagar a língua". Convivi com clientes que pensavam do mesmo modo que um dia eu pensei, mas esses ainda eram "tranquilos", descobri mais tarde.. Pior que esses eram os que xingavam, diziam que iam me bater caso eu não solucionasse o problema ali na hora, me insultavam com os mais diversos adjetivos, sem ponderar nem por um milésimo de segundo como  isso me atingia. Lidando, quase que literalmente, como se eu fosse um robô desprovido de qualquer emoção e que advinha? era pago pra fazer aquilo.

Acredito que trabalhar com atendimento ao cliente é a melhor forma de você se tornar um ser humano melhor. Porque da mesma forma que as pessoas as quais você atende não fazem ideia de como foi teu dia, tua semana, teu mês, do que você passa ou deixou de passar, você também não faz ideia da realidade que está do outro lado. Isso obriga você, na maioria das vezes, a analisar o outro por uma perspectiva mais humana, mais empática. Atendendo o próximo você descobre a exata maneira como gostaria de NÃO ser tratado e isso te faz ter uma postura melhor, coisa que por consequência se estende aos demais e cria, acredito eu, uma verdadeira corrente do bem. 

Vão ter dias que não adianta, você vai atender uma pessoa que não está nem um pouco disposta a ser minimamente bacana contigo. Nestes dias faz-se valer a calma e a consciência de que o lixo do outro não te pertence e você não pode absorver aquilo porque da mesma forma que existem correntes positivas o mesmo vale pro negativo. É difícil, mas nesse ponto também se vê a empatia; isto porque vale pensar que talvez aquela pessoa esteja passando por alguma situação ruim e esteja descontando, mesmo que sem querer, em você. Mas exercitando o lado humano a tendência de desarmar essas pessoas e fazê-las refletir a respeito da situação, mesmo que depois, mesmo que com outra pessoa, já vale o sapo engolido. 

Isso vale também pra você, que nunca precisou trabalhar om atendimento ao público (cosia que acho bem difícil).Se tu for um cliente em qualquer estabelecimento, em qualquer serviço prestado, lembre-se: do outro lado existe uma pessoa com problemas a mil para resolver, demandas gigantescas, pessoas que muitas vezes dependem daquele trabalho pra viver e sabe? Não é legal estragar o dia delas com teu lixo. Assim como você não gostaria que estragassem o teu. É uma lógica que parece simples né, mas é incrível como é ainda pouco praticada. 
Por tanto, faz-se necessário o reforço. 

Atualmente não trabalho mais nessa loja mais ainda trabalho com atendimento à outras pessoas e todos os dias sigo aprendendo. E o que tiro de mais valioso nas minhas experiências, o que levo pra vida e te aconselho a levar pra tua também é: o que tiver de lixo, jogue no lixo. Jamais, jamais mesmo, jogue em outra pessoa.

You May Also Like

22 comentários

  1. Oie Tam, definitivamente empatia é algo que vc pode (e deve) trabalhar todos os dias. Quem usa a desculpa de que não nasceu assim é pq nao quer ter o trabalho de se colocar no lugar do outro. EU tbm não era alguém simpática, muito menos empática, mas pude conviver com uma pessoa que me ajudou (e ajuda) muito a exercitar isso todos os dias. Me sinto hoje muito melhor, mas sei que tenho muito a aprimorar.
    Parabéns pelo blog e pelo texto.
    Bjoks
    www.falafox.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! Trabalhei anos no atendimento ao publico e fez uma pessoa totalmente diferente do que sou hoje. As pessoas não tem ideia do que se passa ao trabalhar numa loja. Do vário tipo de pessoas que nos aparecem pela frente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Desejo-lhe um Natal cheio de bênção e alegria. Feliz Natal!
    AG

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, é bem verdade o que dizes! Infelizmente falta empatia a muita gente, já eu, e espero que seja verdade, considero-me uma pessoa com muita empatia.
    Já te estou a seguir, espero que me sigas de volta tal como disseste. :) Beijinhos e boas festas.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Concordo que a empatia é algo que pode ser adquirido sim e com certeza é algo que todos nós deveríamos ter. Acho, inclusive, que é algo que falta hoje em dia na humanidade. Muitos dos problemas poderiam se resolver se cada um tivesse empatia pelo próximo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Tanara!

    Todo bem? Aqui, tb.

    Quero lhe agradecer sua prontidão em ajudar a Núbia, enviando seu email, que já transmiti pra ela. Ela leva algum tempo a responder, mas acaba respondendo. Sabe como é, né?

    Li teu interessante post e, de facto, tu tens toda a razão. A empatia tem de ser adquirida e trabalhada, pke ninguém nasce com essa qualidade ou poucos nascem.

    Penso k tua experiência como atendente (nós, aqui, dizemos empregada) em lojas, te fez ver que aquilo k fazias, qdo entravas numa loja e pegavas o artigo, k ficava de qualquer maneira não era o correto. Eles estavam ali, pensavas tu, para ajeitar aquilo, que você tinha desajeitado. Agora, você sabe que não é, desse jeito.

    os clientes exigem e querem ser mto bem atendidos e a empatia tem de existir sobretudo da parte do atendente para o cliente. Os clientes são gente como tu, k tem dias feios, tristes e as compras servem para aliviar aquela pressão.

    Gostei mto da forma como explnaste o tema.

    TE DESEJO UM FELIZ NATAL E UM EXCECIONAL ANO NOVO.

    Beijos e um mega abraço pra você e filhota.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu texto, da maneira como o expõe e do relato que faz das suas experiência.
    Na verdade, a EMPATIA, sendo um termo relativamente novo – tem “apenas” cerca de cem anos (para um vocábulo é muito pouco tempo de vida…😊) à luz da psicologia (minha área) é definida como uma inteligência emocional, e está relacionada com a capacidade de uma pessoa interagir com outra quase sem necessidade de palavras.
    No fundo, é ter afinidades com o outro, cujo contacto envolve satisfação.
    Desculpe... não era minha intenção dar-lhe uma aula… mas estes assuntos despertam em mim vontade de “falar”.
    Gostei particularmente do seu conselho final - "o que tiver de lixo, jogue no lixo. Jamais, jamais mesmo, jogue em outra pessoa".
    Essa é uma maneira muito sábia de viver a vida em sociedade, não criando atritos e mal entendidos com quem nos rodeia.
    Desculpe ter-me alongado tanto... 😢

    Aproveito para desejar Boas Festas e Feliz Natal.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  9. Eu acho um desafio não afetar as pessoas com meus problemas pessoais. Mas já aprendi muito a respeitar o próximo e tento cada dia que passa ser uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  10. OI, TANARA!

    Retificando no meu comentário acima: TUDO bem? EXPLANASTE o tema.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ser-se empático é fundamental para uma convivência saudável, onde se privilegie o respeito pelo outro. Infelizmente, nem todas as pessoas pensam assim. E acredito que quem trabalha em atendimento ao publico acabe por ver muitas situações que demonstrem essa realidade.
    No fundo, aprendeste com o teu erro e isso é ótimo, porque é sinal de crescimento e maturidade!

    r: Muito, muito obrigada *-*
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Cheguei ao seu blogue através da CEU que me indicou.

    Nasci empática. Desde criança, percebia o outro através das brincadeiras, na escola...

    Quando fui trabalhar, isso até que me causou algum sofrimento. Era uma boutique e que, como vc mesma sabe, entra todo tipo de gente. Porém o pior foi no Call Center da Oi, logo no início das atividades da empresa aqui no Rio. Atendiamos a qualquer setor da Oi e tínhamos que resolver todos os problemas. Lá a minha empatia foi pro espaço. Era um serviço altamente estressante e massacrante. É aí que vc realmente testa o que é empatia.

    Parabéns pelo texto e feliz Natal para sua família.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Muito bom o seu artigo. Eu diria que a empatia é uma síntese dos mandamentos da vida quanto aos nossos relacionamentos. Um princípio que deveria reger as nossas atitudes diante das mais diversas situações enfrentadas. Seja no inesperado ou dentro do que se planeja. Por natureza não somos empáticos. Na verdade, nos esforçamos para colocar em prática algo de caráter elevado educando e disciplinando a nós mesmos. Todavia, apesar de nao ser uma conduta que naturalmente se pratique, precisamos exercer a empatia ate mesmo por sobrevivência da espécie e bem estar futuro da coletividade.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre tento me colocar no lugar do outro, é horrível você se sentir mal por atitudes alheias.
    Depois que comecei a trabalhar lidando com pessoas, também percebi como agia errado muitas vezes e isso me ajudou muito
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Empatia é uma coisa que falta MUITO no mundo:!


    Boas festas!
    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Também já trabalhei com o público e sei como é difícil por vezes nós estarmos mal e ter de parecer que estamos bem.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  17. Feliz natal
    Segui o blog
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a publicação! Quando era mais nova também era nada empática, pensava como tu! Que alguém era pago para fazer isto ou aquilo então eu não precisava fazer! Felizmente creeci a minha maneira de pensar cresceu comigo, nunca trabalhei com atendimento ao cliente, mas hoje em dia sou bastante empática :)

    Beijinhos grandes e bom ano novo ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  19. Interesting post...
    www.stylebasket.in
    Instagram:-Stylebasket24

    ResponderExcluir