360º em Toronto - Canadá (2)

by - novembro 21, 2018

Olá! Continuando meu post anterior a respeito da minha experiência no Canadá, trago mais algumas informações hoje sobre as cidades que visitei: Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa. Quando eu cheguei em Toronto eu estava um tanto preocupada em fazer amigos. E acredite, isso toma bastante o nosso tempo. Então, minha primeira semana foi um inferninho comigo tentando me enturmar em todo tipo de grupo, sem levar muito em conta o nexo das pessoas. 


Beirando a desistência eu conheci seis pessoas fantásticas: Alejandro, um mexicano muito alto astral que estava em Toronto há 4 anos; Sibylle e Nikola, dois suíços que, embora fossem um pouco fechados, me transmitiram muito! Fora essas pessoas conheci também alguns nativos, como o Brandon, um colombiano chamado Juan e outra mexicana, a Ingrid. Pessoas muito muito iluminadas e que transformaram minha viagem na melhor experiência da minha vida!

Dito isso, eu comecei a explorar Toronto. A cidade é bastante cosmopolita, mas sem perder a tradição. Em meio a shoppings e uma variedade imensa de bares e restaurantes, discotecas e casas noturnas, você se depara com pequenos pontos de tradição, lugares que parecem refúgios em meio à agitação. 


Um desses lugares, pasmém, é a Universidade de Toronto. Construída em  1827 e com o nome inicial de King's College, o local abrange um campus com 7 college's. O complexo é gigantesco, possui diversos blocos e todos eles são em arquitetura do século XIX. São edifícios lindos, e os campus são abarrotados de natureza ao redor.  Todas as universidades são interligadas, incluindo os campus de lazer, academia (tem pelo menos três espalhas pelos lugar) e claro, dormitórios, republicas e fraternidades.


A Universidade de Toronto é uma das melhores do mundo e possui a terceira melhor biblioteca acadêmica, ficando atrás apenas de Harvard e Columbia, se não me engano. No inverno a neve em cima dos prédios te faz ter a sensação de estar em um filme antigo. Nesse período não tem muito furdunço dos alunos, então o lugar acaba sendo um refúgio para ler, meditar, explorar. É sensacional.

Pra diversão, fui em dois excelentes lugares, os quais eu recomendo muitíssimo. Um deles foi o Crocodille Rock, um pubzinho bacana e com músicas que vão desde as latinas até hip hop, passa por tudo. Lá, nas quartas-feiras, tem promoção dupla da cerveja Canadian a noite toda. Você paga mais ou menos $2,50 CAD e bebe duas cervejas.

Dá pra ficar bem alegre. rs Outro lugar sensacional é a boate Crews and Tongos. Como a maior parte das amizades que eu fiz foi com rapazes gays eles me arrastaram pra alguns lugares assim e cara, eu nunca havia ido em um lugar como a Crews and Tongos. Primeiro porque, por mais que fosse uma boate gay, lá você encontra bastante gente hétero e isso sem preconceito algum! Todo mundo se diverte e interage com respeito e tranquilidade. Segundo porque eu nunca tinha ido em um lugar com apresentação de drags e as de lá foram inacreditáveis! Todas animaram a festa do início ao fim e nossa.. foi uma experiência única!

Outra pedida necessária é o Ontário Lake. Aquele lago no inverno.. é surreal! As árvores congelam e formam lindos cristais transparentes. A neve cobre toda a grama perto do lago e as pedrinhas perto da areia são tão lindas que te faz querer passar o dia catando pra levar pra casa. Ao longo do lago (também chamado pelos canadenses de praia) eles montam esculturas com peles de alguns animais, pra que caso fique muito frio, as pessoas possam entrar nas cabanas sem perder a vista do lugar.

Fui lá com o Brandon, um colega canadense que fiz e foi lá que eu descobri que é proibido beber em espaço aberto. Daí compramos cervejas e escondemos no meio da neve enquanto íamos bebendo. Fico imaginando uma lei dessas aqui no Brasil rs. Visitei o Woodbine Beach Park, que abrange parte do "litoral" e fiquei muito, muito encantada. Vale a pena cada minuto naquele lugar. E recomendo como pit stop certo em Toronto.

Por último, mas não menos importante, é indispensável a visita a Niágara Falls. Lá é como se fosse as Cataratas do Iguaçu da América do Norte. O lugar é divino, e no inverno a vista é sensacional. Metade da cacheira foca no Canadá e a outra metade fica nos Estados Unidos.
A cidade onde fica Niágara Falls lembra muito Las Vegas. É cheia de cassinos, casas noturnas, lojas caríssimas e hotéis de luxo. Pra mim, a atração fica por conta da cachoeira mesmo, porque o restante é dispensável. rs Vale a pena tirar um dia pra ir lá. Lembrando que no verão eles disponibilizam passeios de barco que permitem chegar beem pertinho da cachoeira. É inacreditável de lindo!

FRENCH CANADA 

Falando um pouco da parte francesa do Canada (e, na minha opinião, a parte mais bonita que conheci), a French Canada é formada por Montreal, Quebec e Ottawa. O nome French Canada surgiu porque é a parte do país onde o idioma predominante é o Francês. Sério, tem alguns distritos desses lugares onde nem o inglês eles falam, pra vocês terem uma ideia. 

Ottawa foi a primeira do trio que eu visitei e é a capital do Canadá. Por esse motivo a cidade tem muito enfoque político, com prédios do parlamento, a casa do primeiro Ministro, enfim.. tudo muito politizado. A residencia do primeiro ministro, o Justin Trudeau, é dentro da cidade, em uma casa relativamente simples para o governante de um país. A proximidade com o público é bastante evidente, uma vez que ele sai na rua, cumprimenta, conversa, como uma pessoa normal (o que ele não deixa de ser, né rs).


Uma coisa que chama a atenção em Ottawa é a forte divisão de classes. Essa divisão se evidencia com uma separação quase que literal da parte rica e da parte pobre da cidade. Esta parte pobre, aliás, já sofreu tentativa de incêndio quatro vezes. Foi só quando os governos anteriores perceberam que a população continuaria a se reerguer que eles resolveram parar de tentar queimar a cidade. E aí preferiram construir uma grande rodovia separando uma parte da outra e deixar os pobres quietinhos lá. A diferença é sutil entre uma parte e outra, mas ainda se faz evidente e é importante ser lembrada.

Fora esse lado histórico e político, não tem muito o que fazer em Ottawa. O ideal é passar um dia, no máximo um dia e meio lá e partir pro destino seguinte: Montreal/Quebec.

Montreal é uma cidadezinha localizada dentro da província de Quebec. Logo, você conhece dois lugares de uma vez só. Pra mim foi o lugar mais fantástico que eu já conheci. Entre pequenas ruas e vielas, a gente consegue enxergar uma preservação quase que literal do velho. E por velho, quero dizer tradição. As lojas, os cafés, os pubs, as igrejas, os castelos, o clima de cidade de interior.. tudo isso mantém as pessoas unidas, desde as que moram lá há anos até as que acabaram de chegar. As pessoas em Montreal tem orgulho da sua história, tem orgulho de viver onde vivem, tem orgulho de pertencer. E e sentem mais do que felizes em fazer os turistas terem uma experiência inesquecível na cidade e sentir, mesmo que só durante a passagem, como parte do cenário, parte da história. 

A cidade, com construções que remetem à arquitetura europeia, foi palco do nascimento e vida do único santo do Canadá: St Andreas. A basílica construída em sua homenagem fica em cima de um monte de onde você consegue ter vista de toda a cidade. Em Montreal, o francês já se sobressai sobre o inglês e em alguns lugares não adianta, se você não souber falar o minimo de francês desejável as pessoas já te olham de um jeito estranho.

Mas ainda assim são muito educadas e te tratam bem por onde você passar, especialmente quando veem que você é turista. Por incrível que pareça não vi sequer a possibilidade de roubo, assalto, sequestro, qualquer coisa deste tipo. Junto com a sensação de estar em uma outra época, vem também uma sensação de segurança incrível na cidade. Os monumentos mais tradicionais se localizam na “Velha Montreal”, um vilarejo próximo a um lindo rio, onde pude apreciar e contemplar belezas como a Basílica de Notre Dame e uma Réplica do Empire State of Mind (muito mais bonita, na minha opinião).


Já em Quebec, província francesa do Canadá, a diversão fica por conta do delicioso Poutine, prato típico da região e surreal de tão gostoso. Tem também o Chateau Frontenac, um hotel luxuoso que tem mais de 100 anos de existência. Em Quebec, no inverno, você também pode fazer um passeio no Hôtel de Glace, também conhecido como Ice Hotel. Ele é o primeiro, e ate onde eu sei único, hotel cem por cento feito de gelo na América do Norte. Exatamente por esse motivo ele só funciona durante o inverno (que vai de novembro até março, mais ou menos).


Toda a estrutura é feita primeiro com metal (o que por si só já é frio), leva um mês pra ser erguida e conta com o serviço de 50 trabalhadores. Após montar tudo com o metal eles cobrem com gelo e neve, geralmente junto com uma mistura especial para ajustar o ambiente à umidade. Localizado a 5 km de Quebec City, o hotel fica no bairro de Charlesburg, mas em um lugar um pouco afastado, dada a estrutura dos quartos. Idealizado e construído em 2001, o local hoje é palco de casamentos, festas e claro, hospedagem pra casais em lua de mel (aqueles que tem coragem de pagar aproximadamente $15.000 pela suite master e passar noites no frio rs). O hotel, em 2016, fechou no dia 28 de março. Mas depende de ano pra ano porque quando o inverno na região é mais rigoroso, eles podem estender a data, da mesma forma que podem adiantar, caso o inverno não seja tão forte.


Geralmente quem vai pro Canadá por intercâmbio, costuma ganhar o passeio ao hotel. Eu fui mas o hotel não estava incluso, então tive que pagar $10 cad para a visitação. Na hora achei meio caro, mas vale muito a pena.
Em meio a escorregadores de gelo, quartos com sereias e golfinhos esculpidos, bar que serve bebidas em copos de gelo (muito difícil de segurar aquilo. Você fica dividido entre tentar segurar o copo congelando os dedos ou beber o drink haha), você entra em um mundo mágico. Pode parecer conto da Disney ou exagero, mas o lugar é realmente fenomenal! As suítes são divididas por estrutura e cada diferenciação de preço significa mais incrementação do quarto.

Uma das suítes mais simples, por exemplo, tem a cama de casal e pequenos peixinhos esculpidos nas paredes. Estas custam em média $175 cad por noite. Já as mais elaboradas possuem um verdadeiro zoológico de bichos polares e aquáticos esculpidos nas paredes, estátuas de ursos e lobos.. tudo um verdadeiro espetáculo pra quem não tem medo de passar (e gastar) alguns dias em meio ao gelo! 
Para casamentos existe uma capela (também cheia de gelo) onde pessoas costumam reservar sua data especial com até dois anos de antecedência. Querendo ou não é o lugar perfeito para pessoas com gostos excêntricos e com o sistema imunológico forte.

Na área externa dos quartos tem boas opções de diversão. Além da possibilidade de esquiar, e da linda vista do por-do-sol, eles tem uma cabaninha Maple Syrup, com grande parte dos produtos feitos com esse suco proveniente da maçã (aquele líquido que eles colocam nas panquecas e que eu, particularmente, DETESTO mas MUIIIIIIITA gente se amarra). A decoração das árvores também é um espetáculo. Eles colocam pequenas estruturas de neve incrustada com gelo colorido dentro. É simplesmente lindo de se ver! Fora os escorregadores, as lojinhas e o bar MARAVILHOSO da Heineken (imagina você ficando bebâdo (a) em meio ao gelo *_____*)
Enfim pessoal, é um lugar mágico, maravilhoso, surreal! Quem for para Toronto, Quebec, Montreal ou Ottawa durante o inverno, se assegurem de dar uma passadinha no Ice Hotel. Vocês não vão se arrepender!
An epic journey! What's next?
Meu primeiro mês no Canadá foi assim.. pessoas, lugares e experiências maravilhosas! Mal vejo a hora de voltar! E vocês, qual foi o melhor lugar pra onde já viajaram?



You May Also Like

18 comentários

  1. Muito bom este blogue. Obrigada pela visita.
    Já linkei:))


    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. U had a great time:) so cute photos:) follow:) hope U follow back:)

    ResponderExcluir
  3. Nossa que é um bom lugar para visitar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de conhecer o Canadá apesar do frio. Deve ser uma experiência fascinante.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem. E você?

    Curti bastante aquele demaquilante. Acho que vale o teste! ;)

    Pelas fotos dá pra perceber que foi uma experiência incrível! Tanto pelo lugar quanto pelas pessoas. Adorei a parte da promoção dupla da cerveja! hahaha!

    Seja bem-vinda! Estou te seguindo também!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Tanara! Cê deixou um comentário no meu blog falando que morava no Guará, lembra? aiushuiahsuas eu moro em Taguatinga, enfim. Morro de vontade de ir no Canadá, fã da Avril Lavigne desde 2002 ashuaysg hj eu vi muuuitos vídeos de galera BR fazendo intercambio, li teu post e vi que todo mundo conhece muito mais galera de outros nativos do que do próprio país, engraçado, né?

    Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  7. Quanto lugar bacana você conheceu! Meu sonho poder tocar a neve *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoraria conhecer o Canadá! :) Óptimo post com lindas fotografias. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por me seguir estou te seguindo de volta!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Tanara, venho retribuir a visita, parabéns pelo blog! Adorei o post, o Canadá é lindo, amei as fotos!

    Equipe O Blog dos Nomes

    ResponderExcluir
  11. Não conheço o Canadá. Mas um dia irei visitar.
    Suas fotos são lindas!

    ResponderExcluir
  12. Hey Tanara! Tudo bem?
    Bem vinda de volta a blogosfera.
    Que cidades lindas que vc conheceu!!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  13. lindas fotos!
    Canadá tá na minha lista! cada vez que leio e vejo fotos fico mais apaixonada pelo lugar!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  14. Great pictures my Dear!:))
    Love tchem all
    Stay best :***

    ResponderExcluir
  15. Que viagem incrível!!! Amei as fotos e deu pra perceber o quanto se divertiu e ainda fez amigos. Nunca estive no Canadá, mas tenho vontade de conhecer Toronto e Vancouver.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  16. Que fotos tão giras! Também adorava ir ao Canadá! :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Tanara!
    Adorei saber que você é de Curitiba e geminiana também hahaha!
    Gente que fotos incríveis!!!
    O Canadá deve ser mágico, que baita experiência heim. Sensacionaaaaaaal!
    E que bom que fez amizade com pessoas muito legais :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir